Acupuntura funciona para celulites e estrias? Entenda melhor com o Dr. Gilberto Rodriguez

Acupuntura funciona para celulites e estrias? Entenda melhor com o Dr. Gilberto Rodriguez

A procura pela acupuntura por razões estéticas só vem aumentando, tanto com homens, quanto com mulheres, o assunto da vez é o uso dessa técnica para a diminuição da celulite e das estrias, mas será que isso é mesmo possível? Para esclarecer sobre esse tema, consultamos o Dr. Gilberto Rodriguez, especialista em medicina ortomolecular e medicina tradicional chinesa.

O que são celulites e estrias?

Estria x Celulite

Estria x Celulite

Antes de começarmos a falar sobre como amenizá-las, primeiro precisamos entender as diferenças entre celulites e estrias:

Celulite: A celulite é “um termo coloquial para depósito de gordura e tecido fibroso causando irregularidades na pele que está por cima”, cujo nome correto é Lipodistrofia Ginoide; encontrando-se usualmente nas nádegas e partes posteriores das coxas. Caracteriza-se principalmente por ondulações da pele, dando a esta o aspecto de casca de laranja ou de ricota. Embora alvo da indústria da estética e da preocupação de muitas mulheres, a celulite não caracteriza doença, sendo uma forma natural de o organismo armazenar gordura superficial. Faz-se presente no corpo da grande maioria das mulheres (70% a 80%), e mesmo mulheres magras as têm com frequência.

Estria: As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade). As estrias afectam homens, mulheres em idade adulta ou durante a adolescência, mulheres no transcorrer da gestação, e até mesmo crianças. As estrias geralmente são comuns nas mamas, quadris, culotes, coxas e nádegas. Cerca de 90% das mulheres atuais desenvolvem estrias durante a gravidez. Estudos mostram que a ingestão de flúor interfere na síntese do colágeno.

Cada caso exige um tratamento diferente

fotolia

fotolia

“Uma série de fatores estão ligados ao aparecimento das celulites e estrias, entre eles o efeito sanfona, o rápido crescimento muscular, fatores hormonais, excesso de exercícios, as marcas da graviddez e até mesmo o ressecamento da pele, por isso devemos analisar cada pessoa antes de aplicarmos as técnicas”, afirma Dr. Gilberto.

Em cada pessoa deve ser identificado o problema, onde será aplicado o devido tratamento para cada caso.

“Além da acupuntura, nós trabalhamos com uma série de técnica que em conjunto trarão os benefícios desejados pelo paciente, entre elas estão o uso da terapia Ortomolecular, a aplicação de hidratantes, óleos e a aplicação da acupuntura”, conta o especialista.

A alimentação é muito importante

tumblr

tumblr

Um fator que ajuda a diminuir ou aumentar seus problemas com estrias e celulites é sua alimentação, o Dr. Gilberto recomenda a diminuição dos açucares e gorduras, incluindo os refrigerantes.

“Uma dieta balanceada e cheia de alimentos saudáveis é importante para que seus esforços na busca pela melhora estética tenha o sucesso esperado.”

A aplicação da acupuntura deve ter como aliada uma dieta equilibrada e saudável, além disso, a diminuição dos problemas poderá ser mais rápida se o paciente praticar exercícios regularmente, mantendo desta forma o bem estar e sua qualidade de vida.

A aplicação não dói

Acupuntura

Acupuntura

Para as pessoas que ainda tem aquele medo das agulhas, podem relaxar (entenda mais clicando aqui). Para ajudar o paciente a vencer o medo, o especialista lembra que a agulha utilizada nesta terapia é muito mais fina do que a de uma injeção tradicional, além disso a forma de introduzir o objeto também é diferente e menos dolorida na acupuntura, para a maioria das pessoas.

“Um receio muito comum dos pacientes é o tamanho das agulhas, logo eles perdem esse medo pois elas são finas e não machucam, tanto que se a aplicação não for correta, elas entortam e não entram na pele, é necessário ser um profissional qualificado para poder fazer as devidas aplicações”, explica Dr. Gilberto.

Os resultados começam a aparecer logo nos primeiros meses de aplicação

Não é um processo milagroso, mas os resultados são notados rapidamente logo nos primeiros meses do tratamento.

“Juntamente com outras técnicas e o controle alimentar, logo nas primeira aplicações da acupuntura, a pessoa irá notar a diferença no estado das estrias e celulites”, conta Dr. Gilberto Rodriguez.

Quanto tempo dura o tratamento?

A técnica milenar chinesa não tem contraindicações, mas deve sempre ser aplicada por profissionais. Você nunca deve acreditar em promessas de resultados milagrosos, a diminuição das estrias e celulites é um processo que leva algum tempo e deve ser acompanhada com todo o cuidado para se manter a saúde.

“Com os resultados surgindo, pode-se fazer as aplicações em intervalos determinados pelo estado do paciente”, esclarece.

Como agendar uma consulta na Clínica Madu?

Dr. Gilberto Rodriguez

Dr. Gilberto Rodriguez

A Clínica Madu é a única da região especializada em tratamentos alternativos de saúde totalmente naturais, inclusive ortomoleculares.

Endereço: Rua Padre Aquiles Silvestre, 234 – Caieiras, SP – Próximo ao cemitério no Centro de Caieiras
Telefone: (11) 4445-5852

Clínica Madu

Endereço: Rua Padre Aquiles Silvestre, 234 - Caieiras, SP - Próximo ao cemitério no Centro de Caieiras (veja no mapa)
Telefone: (11) 4445-5852