Confira as dicas do Dr. Gilberto Rodriguez, especialista em medicina ortomolecular e medicina tradicional chinesa da Clínica Madu.
A baixa temperatura não deve ser uma desculpa para abandonar os exercícios para ficar mais tempo na cama, devemos seguir com as atividades.
“Neste tempo frio o corpo reclama um pouco, ficamos com preguiça, mas devemos continuar com as caminhadas e os exercícios físicos, principalmente os mais idosos, que por pararem acabam sentindo mais dores com o tempo frio”, conta o especialista.
“Para esquentar o corpo nesse tempo, nada melhor do que um belo chá, recomendo para essa ocasião tomarem chá de canela, limão, gengibre e o famoso chá indiano “Masala chai”, que trazem inúmeros benefícios”, diz Dr. Gilberto Rodriguez. “Uma dica para quem quer aproveitar os melhores benefícios dos chás é tomá-los mornos, não frios, nem quentes, isso potencializa a ação dos chás”, completa.
Os alimentos ricos em vitamina C, como morango, laranja e limão, ajudam a fortalecer as defesas naturais do corpo porque contém antioxidantes que combatem os radicais livres que em excesso favorecem a instalação de doenças.
“A acerola, a laranja e o limão, são alguns ótimos exemplos de fontes de Vitamina C, você deve ingerir regulamente esses alimentos para a prevenção de diversas doenças”, conta o especialista.
Gripes e resfriados acabam sendo parte de nossa rotina, que acabamos muitas vezes recorrendo a automedicação, esse é um comportamento que pode ser prejudicial, antes de tomar qualquer atitude, devemos sempre procurar um médico.
Sintomas como nariz entupido, espirros, dores de cabeça e no corpo são comumente generalizados e chamados de gripe. E o que são os resfriados? As doenças respiratórias podem ser causadas por diversos tipos de vírus e apresentam características que permitem a diferenciação.
A gripe, ou influenza sazonal, inicia-se em geral com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar.
A Clínica Madu é a única da região especializada em tratamentos alternativos de saúde totalmente naturais, inclusive ortomoleculares.
Endereço: Rua Padre Aquiles Silvestre, 234 – Caieiras, SP – Próximo ao cemitério no Centro de Caieiras Telefone: (11) 4445-5852