O Dr. Gilberto Rodrigues, especialista em medicina ortomolecular e medicina tradicional chinesa, explicou como a Medicina Ortomolecular pode ajudar no controle da obesidade infantil, confira a entrevista:
O que é a medicina ortomolecular?
R: Chamamos também de Medicina Alternativa, na qual se evidencia que as doenças são resultados de desequilíbrios químicos. Assim, os tratamentos ortomoleculares buscam a restauração dos níveis de vitaminas, aminoácidos, proteínas, oligoelementos e minerais considerados ideais no organismo. Tratando os distúrbios físicos e psíquicos.
Qual é a especialidade dos experts que praticam esta medicina?
R: Geralmente médicos Ginecologistas, Nutrólogos, Biomédicos e Bioquímicos.
Crianças a partir de que idade podem se submeter a ela?
R: Na medicina ortomolecular, não existe faixa etária propícia, mas o ideal seria a partir dos 7 anos de idade, desde que a criança tenha tendência à estar sempre acima do peso.
Como a medicina ortomolecular pode ajudar no combate à obesidade infantil?
R: A medicina ortomolecular avalia vários critérios que podem estar fazendo com que essa criança ganhe peso. Fatores familiares, hábitos alimentares, falta de exercícios físicos, ansiedade, funções hormonais, genéticas, entre outros. Descobrindo as causas, encontramos a melhor forma de trata- lá.
É necessário aliar tratamento ortomolecular com outros tipos de tratamento para a obesidade infantil, ou seja, o tratamento multidisciplinar é importante?
R: A medicina ortmolecular é um tratamento em equipe, com acompanhamento familiar, com profissionais de educação física, psicólogos entre outros. De acordo com a necessidade da criança, além de ortomolecular, nós da Clínica Madu fazemos também acupuntura e massoterapia.
Como é feito o diagnóstico da obesidade infantil pela medicina ortomolecular? Que tipos de exames são feitos ou solicitados?
R: São realizados exames sanguíneos com testes para definição das carências de vitaminas, toxicidade, PH Salivar, Quantificações Mineralograma , Intoxicação e desiquilíbrios bioquímicos. Mas existem outros se houver necessidade.
Como os pais podem auxiliar para o sucesso do tratamento?
R: Mudando seus próprios hábitos, acompanhando seus filhos em suas atividades físicas (leitura, natação, dança), participando das orientações junto dos profissionais envolvidos, mas também não podemos nos esquecer do afeto, do carinho e de serem amigos de seus filhos.
A missão da medicina ortomolecular é ser responsável pela manutenção da saúde, prevenção e possível cura de moléstia que envolvem o ser humano como um todo.