Outubro rosa: Clínica Madu pela prevenção do câncer de mama

Outubro rosa: Clínica Madu pela prevenção do câncer de mama

A campanha do Outubro Rosa é comemorada em todo o mundo, nesta data é lembrado a importância do autoexame na luta contra o câncer de mama. A Clínica Madu apoia essa ideia.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente.

Usando a inteligência pela prevenção do câncer de mama

“Para uma Boa saúde, devemos cuidar sempre para evitarmos surpresas. A saúde é conservada pelo conhecimento e observação do próprio corpo, isso significa que a harmonia e é a síntese de tudo que é belo, porque cuidar do corpo e da saúde não tem nada a ver com parecer bem, você tem que estar bem para você e com você”, conta Gilberto Rodriguez, especialista em medicina tradicional chinesa e acupuntura na clínica Madu.

“As pessoas devem se amar acima de tudo, então esteja consciente sobre a importância do autoexame como a prevenção contra o câncer de mama e outras doenças que podem prejudicar sua vida. Tomé parte da campanha Outubro Rosa”, completa o especialista.

Como fazer o autoexame

Autoexame de mama (fonte: IBCC Instituto Brasileiro de Controle do Câncer)

Autoexame de mama (fonte: IBCC Instituto Brasileiro de Controle do Câncer)

O que procurar?

  • Caroços (nódulos).
  • Abaulamentos ou retrações da pele e do complexo aréolo-mamilar (bico do seio).
  • Secreções mamilares existentes.

Orientações

  • O autoexame permite perceber alterações nas mamas. Frente a qualquer sinal de alarme, procure um mastologista (médico especialista em mamas).
  • O autoexame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem determinar um dia específico para repetir o autoexame todo o mês.
  • O autoexame não é um método diagnóstico e não substitui a visita ao mastologista. A mamografia é o único método de detecção precoce. Portanto peça sempre orientações a um médico especialista.

Importante

  • O autoexame das mamas não substitui a consulta de rotina que deve ser feita ao mastologista.

Clínica Madu

Endereço: Rua Padre Aquiles Silvestre, 234 - Caieiras, SP - Próximo ao cemitério no Centro de Caieiras (veja no mapa)
Telefone: (11) 4445-5852